Seguem abertas as inscrições para curso de restauro de paredes

31/08/2010

A parceria entre a Universidade Feevale, ASAEC, Sinduscon/NH e SENAI/NH está oferecendo mais uma edição do projeto Mãos à Obra, com o Curso Básico de Conservação e Restauro – (ênfase em rebocos e pintura parietal com pigmentos naturais). O convênio que é firmado desde 2004, possibilita uma vivência pré-profissional, acrescentando à formação técnica, conhecimentos teóricos e práticos para profissionais que trabalham nas áreas de construção e arquitetura.

Este curso, que acontece de 13 de setembro a 22 de novembro, tem por objetivo capacitar a mão de obra para o trabalho de restauração de paredes em edificações históricas. A cidade de Novo Hamburgo está recebendo verbas para restauração, provenientes do PAC das Cidades Históricas. Em maio de 2009, a Prefeitura de Novo Hamburgo solicitou ao IPHAN o tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho. Com esta ação, o antigo núcleo de origem da cidade deverá ser considerado Patrimônio Histórico Nacional, o que habilita a buscar recursos do PAC das Cidades Históricas.

Este processo, atualmente, está em trâmite e parte desta verba será utilizada na restauração do Lar da Menina. Com isso, os construtores terão necessidade de ter em seu quadro, profissionais capacitados para trabalharem na área de restauro.

As inscrições para o Curso Básico de Conservação e Restauro podem ser feitas até o dia 9 de setembro, na Sede do Sinduscon em Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, 2120 L1, bairro Rio Branco), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30 min. Para inscrever-se o candidato deverá apresentar Carteira de Identidade e CPF. As aulas acontecem nas segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h15min, e aos sábados das 8h30min às 12h, na sala 007 – subsolo do Prédio Arenito, no Campus II. A idade mínima para participar é 18 anos e como pré-requisito, ter cursado 4ª série do Ensino Fundamental.
 
O curso tem caráter teórico-prático  e visa habilitar aos participantes a execução de acabamentos em alvenarias (rebocos e pinturas parietais), com enfoque para a restauração e possibilidade de aplicação na arquitetura atual. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones na Feevale (51) 3586-8800 ramal 8960, com professora Alessandra Brito ou Karen Arnold; e no Sinduscon, pelo telefone (51) 3594-8283, com Andréa. Saiba mais em: www.feevale.br/mo.

Fonte: http://www.feevale.br/internas/vwImprensaVisualizar.asp?intIdSecao=2578&intIdConteudo=42830