Relações de trabalho após a universidade

Relações de trabalho após a universidade

ASAEC realiza bate papo com estudantes de Arquitetura da Unisinos

Na última terça, 30 de maio, a diretoria da ASAEC foi até o campus da Unisinos e promoveu um bate papo com estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Estiveram presentes na atividade o presidente Maicon Schaab, o vice-presidente Neri Chilanti e a associada Mariah Zagonel Silveira, que falaram aos alunos sobre a atividade profissional após a formação acadêmica e as relações de trabalho entre colegas da mesma categoria e também com as entidades de classe.

Ao abrir o encontro, que acontece uma vez por semestre, o presidente Maicon Schaab destacou as diferenças entre Conselhos, Sindicatos e Entidades de Classe. “Tem coisas que a gente é obrigado a fazer após a formação, como o registro no Conselho para exercer a profissão. Mas tem coisas que são opcionais, como participar de uma entidade de classe e fomentar o relacionamento profissional”, destaca Schaab.

O vice presidente Neri Chanti destacou aspectos históricos da ASAEC e afirmou que a entidade foi fundada com alguns propósitos, entre eles, de representar os arquitetos e engenheiros civis e suas necessidades junto aos órgãos públicos de Novo Hamburgo. “Em vez de cada profissional procurar isoladamente órgãos competentes, existe uma entidade que pode representá-los numa única vez”, cita Chanti.

A arquiteta Mariah Silveira também comentou sobre as relações entre colegas de trabalho no momento de trocar ideias, sugestões de trabalho. “Temos que nos ver mais como colegas de trabalho e menos como concorrentes, e para isso, participar de uma associação como a ASAEC é muito bom, aumenta o círculo de amizades e a troca de experiências”, destaca Mariah.

O bate-papo seguiu sobre questões importantes acerca do exercício profissional, como o atendimento a clientes, cobrança de honorários, ética na profissão e o relacionamento com fornecedores e parceiros de trabalho. Os estudantes ainda puderam comentar sobre seus trabalhos em sala de aula, atividades extracurriculares e tirar dúvidas sobre a profissão e a prática do dia-a-dia.

A ASAEC entende que momentos como esse são extremamente importantes para os estudantes, uma vez que proporcionam a interação entre profissionais de diferentes gerações e o debate de pensamentos distintos sobre as atividades relacionadas a arquitetura e engenharia. A Associação está aberta aos estudantes das universidades da região, que também podem ser associados atuantes, com desconto nos valores de semestralidades. Mais informações pelo e-mail diretoria@asaec.com.br ou pelo telefone 3065-3487.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *