Fazenda do Senhor Jesus realiza melhorias a partir de repasse da ASAEC

Entidade recebeu apoio financeiro proveniente da 1ª Edição do evento DA OBRA PARA A COZINHA

No interior de Lomba Grande, em meio ao verde rural da região e num local de acesso restrito e dificultado devido às ruas de chão batido, encontra-se a Fazenda do Senhor Jesus – Raio de Esperança. A ONG acolhe adolescentes de 12 a 18 anos que tem um objetivo em comum: buscar a recuperação da dependência química.
Fomos conversar com a presidente da ONG, Margarida Maria Junges, que nos apresentou as instalações e contou um pouco da sua história de 22 anos frente ao projeto. A fazenda acolhe hoje 32 jovens, alguns provenientes de famílias com casos de dependência química, outros vindos da rua e de outras cidades.

“É um trabalho bastante intenso, onde precisamos da ajuda de todos. São adolescentes e precisam de muita orientação e apoio para vencer a dependência química. Precisam saber que existe vida sem drogas”, ressalta.

Ao mostrar as instalações da Fazenda, Margarida mostrou diversos espaços que carecem de reforma e reestruturação, até chegar em uma ampla varanda, que dá vista para um campo de futebol e para uma imensa e silenciosa mata verde. O espaço estava recém reformado, pois há alguns meses, um forte temporal levou todo o telhado pelos ares. Por falta de recursos, a chuva causou desmoronamento e erosão do solo, o risco de desabamento de parte da casa era iminente.

“Por isso que eu digo: essa fazenda realmente é do Senhor Jesus. Só ele para nos aproximar de parceiros certos na hora certa”.

Esse depoimento da gestora da ONG descreve o momento em que a ASAEC destinou recursos financeiros e de trabalho, no planejamento e execução de um projeto para revitalizar a varanda por meio de um muro de contenção em concreto armado de 14 metros de comprimento, o que possibilitou a reconstrução do telhado e a reutilização do espaço.
Esse trabalho somente foi possível a partir da realização do evento DA OBRA PARA A COZINHA, em novembro de 2016, onde toda a arrecadação em venda de convites e patrocínios foi revertida para o projeto e obra na Fazenda do Senhor Jesus. Maicon Schaab, atual presidente da ASAEC, fala sobre a ideia do evento e as destinações dos valores arrecadados:

“Ano passado idealizamos este evento para unir nossa tradicional festa comemorativa aos dias do Engenheiro Civil e Arquiteto com uma ação social que envolvesse a nossa profissão. Além do valor arrecadado com a venda dos convites, também recebemos doações de materiais e serviços de projeto e execução que garantiram a segurança do local, assim como também a instalação de bancadas e pias na cozinha e banheiros. Também tivemos comprometimento com o projeto da cobertura da Ação Encontro da ABEFI, no bairro Santo Afonso, que dispunha de recursos do Criança Esperança mas precisava de orientação técnica adequada”.

No dia 30 de novembro de 2017 acontece a 2ª edição do evento, que vem se consolidando na agenda da Associação e também dos empresários parceiros. Dessa vez, os valores arrecadados serão revertidos para a CAUDEQ (Centro de Atenção Urbana à Dependência Química) de Novo Hamburgo. O jantar será no NH Hall, mesmo local da 1ª edição e contará com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

“Mais uma vez atingimos nossa meta de venda de convites para garantir a melhoria em infraestrutura de uma entidade importante e que necessita tanto. Graças ao empenho da Comissão Organizadora e dos associados cozinheiros, o apoio dos patrocinadores e da comunidade, que praticamente esgotou os convites”, destaca Maicon Schaab.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *